Buscar
  • Gráfica DPI

5 DICAS PARA FAZER UMA APOSTILA VENCEDORA

É muito comum o uso de apostilas em estratégias comerciais e educacionais, como cursos, mostruários, portfólios, trabalhos de faculdade, etc., por isso, é importante que o autor domine o assunto a ser tratado, para que passe um conteúdo de qualidade e relevância ao consumidor.



Também é necessário ficar atento ao planejamento editorial da sua apostila, definindo:

Mapeamento do conteúdo teórico: índice, título, subtítulos;Diagramação: tipografia, tamanho das margens, espaçamento entre blocos, etc;Produção gráfica: orientação da folha, tipo de papel.

Com tantos detalhes para ficar atento, montar uma apostila vencedora pode parecer uma tarefa complicada de realizar, porém, daremos algumas dicas que certamente facilitarão seu trabalho. 


1- Tenha objetivos bem definidos O primeiro passo para montar uma apostila vencedora é definir qual o seu objetivo com o material pronto. Ele será usado para fazer uma capacitação técnica, um aperfeiçoamento comportamental ou será um material voltado para instruções preparatórias? Seja qual for a intenção, é preciso que as metas sejam bem definidas e só então, começar a traçar um planejamento para alcançá-las.

2- Escolha uma tipografia adequada É importante pensar na tipografia que será usada para a confecção do seu material. Se deseja passar um ar mais formal e profissional, então as fontes Arial, Times New Roman e Gil Sans são as escolhas ideais. A dica principal aqui é testar qual fonte torna a leitura mais agradável e fácil, evitando que o leitor abandone o estudo da apostila devido ao cansaço dos olhos.

3- Crie interações com o leitor Não é possível montar um treinamento se deixar inúmeras partes em branco para serem completadas pelo leitor através de questionários e testes. Procure transformar essas lacunas em pontes entre o conteúdo aprendido e o novo, fazendo o estudante recordar a informação com mais facilidade e rapidez. Não se esqueça também de deixar um espaço em branco para anotações, dando a possibilidade do leitor resumir o conteúdo com suas palavras e anotar informações que sejam relevantes para seu aprendizado.


4- Faça uma boa diagramação Outro ponto importante para se atentar na confecção da sua apostila vencedora é a diagramação, que nada mais é do que organizar o conteúdo no papel de modo que ele fique bem distribuído e facilite a leitura. Para ajudar nessa tarefa, existem diversos softwares disponíveis no mercado, como o Indesign da Adobe, mas, grande parte dos programas profissionais são pagos e demandam muito conhecimento técnico para serem operados. Na falta dessas ferramentas, o Word pode ser usado, porém, não esqueça de salvar o documento em PDF!

5- Faça uma impressão de qualidade Após planejar, escrever e diagramar o conteúdo, chegou a hora de um dos passos mais importantes na elaboração da sua apostila vencedora: definir o local de impressão. A gráfica escolhida precisa ter a tecnologia necessária para imprimir seu projeto com qualidade, sem palavras ou imagens falhadas e realize a impressão dentro do prazo combinado, como a DPI faz.

Temos a tecnologia necessária para entregar seu material com a melhor qualidade em impressão do mercado. Não perca tempo, conheça nosso

0 visualização

QUEREMOS FALAR COM VOCÊ!

Calçada das  Violetas 110 - Centro Comercial de Alphaville 
Fones: 11 4208-7887 / 11 4688-1543 / 11 4688-1542 / 11 4191-1415

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram DPI Gráfica