Buscar
  • DPI Gráfica

Durabilidade dos materiais impressos, como fazer a escolha certa

A comunicação visual é uma ferramenta extremamente importante em qualquer setor. Ela é capaz de preservar a vida e a saúde das pessoas em diferentes ambientes, como por exemplo os avisos impressos e as orientações de limpeza de um determinado lugar.


Importância das impressões comunicativas

Várias empresas trabalham com a divulgação de materiais impressos, ou seja, placas e avisos comunicativos, com determinado objetivo. Esses materiais devem ser impressos especialmente por gráficas capacitadas e que entendam a relevância de se fazer impressões de qualidade.


As impressões de comunicação informam por exemplo, avisos de perigos em determinados lugares, distanciamento social (em casos de pandemia ou epidemias de vírus), orientações de limpeza e protocolos de higiene.


Como manter a durabilidade dos materiais comunicativos impressos?

Além de escolher uma boa gráfica de qualidade como a DPI, que conhece bem as etapas de uma boa impressão, o material utilizado e a capacitação dos profissionais envolvidos fará toda a diferença na hora de imprimir os materiais, reduzindo custos desnecessários.


A durabilidade dos materiais impressos pode ser influenciada por alguns fatores:

  • Pigmentação: algumas tintas não podem ser expostas ao sol nem à chuva, por isso a resistência da tinta deve ser analisada.

  • Manuseio: deve ser observado desde a confecção e transporte dos materiais, até a instalação do banner, das faixas ou adesivos, por exemplo.

  • Verniz: é um produto capaz de aumentar a durabilidade do material comunicativo impresso.

  • Limpeza e conservação: para manter o material sempre intacto e limpo, não se deve utilizar produtos químicos abrasivos na limpeza, pois podem danificá-lo.

  • Armazenamento de estoque: alguns materiais não podem ser dobrados ou armazenados em ambientes com excesso de calor ou frio.

Hoje em dia é possível imprimir materiais de alta qualidade usando a tecnologia UV, que é um tipo mais sofisticado e duradouro de impressão em materiais comunicativos. A DPI Gráfica está sempre em busca das soluções mais inovadoras no ramo gráfico para entregar o melhor resultado para seus clientes.


Essa tecnologia pode ser aplicada em materiais como o vidro, acrílico, aço, papelão, policarbonato, alumínio, MDF, PVC, lonas, adesivos, e etc. As peças possuem secagem mais rápida com esse tipo de recurso, além de durabilidade e cores mais nítidas.


A tecnologia UV não agride o meio ambiente, pois não utiliza solventes em sua composição, podendo inclusive ser impresso em materiais reciclados. A preocupação com o meio ambiente é algo que precisa ser observado na hora de realizar as impressões comunicativas, pois impactam diretamente na natureza, principalmente com o descarte de lixo.


A gráfica escolhida para fazer as impressões deve observar todos esses fatores, bem como:

  • A satisfação do cliente

  • A impressão de materiais de qualidade

  • Os insumos utilizados para imprimir cada um desses materiais

  • Tempo de confecção desses produtos

Materiais comunicativos que possuem mais durabilidade

Um dos materiais impressos comunicativos que mais duram são:

- Acrílico

- Aço Galvanizado

- Chapa de fibra de vidro

- ACM – Aluminium Composite Material

- Urnas em papelão

- Cavalete comunicativo


Conhecendo cada vez mais os tipos de materiais e impressões realizadas, é possível que os objetivos sejam atingidos e a comunicação clara seja transmitida, além de uma maior durabilidade, custo-benefício e otimização dos recursos aplicados.


Na DPI Gráfica os orçamento podem ser realizados online, a entrega é rápida e a qualidade é garantida! Saiba como podemos te ajudar acessando www.printdpi.com.br

7 visualizações

QUEREMOS FALAR COM VOCÊ!

Calçada das  Violetas 110 - Centro Comercial de Alphaville 
Fones: 11 4208-7887 / 11 4688-1543 / 11 4688-1542 / 11 4191-1415

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram DPI Gráfica